Idade
A partir de 4 anos.
Tempo
Cerca de uma hora.
EspaçoBiblioteca ou canto de leitura.
Material
Tapete e/ou almofadas e/ou tecido, livros com histórias que tenham relação com os sentimentos das crianças durante o período de adaptação.
Objetivos
Falar dos próprios sentimentos.
Preparação
Se a sua escola não tem uma biblioteca ou um canto de leitura, monte você mesmo o espaço em sua sala de aula. Providencie um tapete e almofadas para espalhar pelo chão e um pequeno acervo de livros.
Descrição
Reúna as crianças e leia histórias previamente escolhidas, de acordo com seu objetivo. Para falar de abandono, por exemplo, você pode contar João e Maria. Depois, se perceber que as crianças estão dispostas a falar, incentive-as a exprimir seus sentimentos.
FAZ-DE-CONTA
Idade
A partir de 4 anos.
TempoDe uma a duas horas.
Espaço
Brinquedoteca ou sala de aula.
Material
Kits com objetos que alimentem o jogo simbólico. Exemplos de kits: carrinho de supermercado infantil com embalagens de alimentos ou produtos de higiene pessoal e limpeza, todos limpos; fantasias; maleta com ferramentas que imitem as utilizadas em oficinas mecânicas; caixa com utensílios de cozinha; bolsa com escovas e pentes de cabelo, potes de creme e xampu.
ObjetivosBrincar com os colegas e expressar os sentimentos quanto ao processo de adaptação por meio de diferentes papéis.
DescriçãoColoque os kits espalhados em diferentes pontos da sala. Deixe as crianças explorarem os kits, escolhendo l
CANTINHOS DE BRINCADEIRA
Idade
A partir de 4 anos.
TempoDe 1 a 2 horas.
Espaço
Sala de aula.
MaterialIndicado depois de conversa com os pais.
Objetivo
Adquirir segurança por meio da vivência do que já é conhecido.
Descrição
ARTES VISUAIS
DESENHO EM ESCALA
IdadeA partir de 4 anos.
TempoDe 15 a 30 minutos.
Espaço
Sala de aula.
Material
Papéis, lápis preto, borracha, lápis de cor.
Objetivos
Refletir sobre a própria produção artística, organizando pontos, linhas e traçados no papel; e desenvolver visão espacial e noções de proporção.
Descrição
ARTE DA OBSERVAÇÃO
IdadeA partir de 4 anos.
TempoDe 15 a 30 minutos.
EspaçoSala de aula.
MaterialDiferentes tipos de papéis, canetas ou tintas, reproduções de obras de artistas.
Objetivos
Descrição
Convide as crianças a criar uma obra de arte com base em um modelo. Pode ser a cena de um filme, uma paisagem, um objeto presente em sala de aula ou, mesmo, detalhes do próprio corpo, como o formato dos pés e das mãos, por exemplo. Destaque o fato de que a representação artística é diferente de uma foto; mostre exemplos de temas retratados de formas e em estilos bastante diferentes por vários artistas. Depois, exponha os trabalhos da turma num varal ou numa parede da sala de aula e converse com o grupo sobre o resultado final, destacando (e valorizando) as diferenças nas várias formas de ver e representar a realidade.
Até mais.
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